ES70S – História da técnica e da tecnologia
Pré-requisitos:
Já fez a matéria? Ajude seus colegas fazendo um comentário no modelo:
- Professor: NomeDoProfessor
- Dificuldade: (Baixa, Média, Alta) (Por quê?)
- Tempo Dedicado Extraclasse: (Baixo, Médio, Alto) (Por quê?)
- Comentários: (Chamada, Materiais, Dicas e etc…)
Professor: Mario Lopes Amorim.
Dificuldade: Baixa. O conteúdo em si é fácil de ser entendido e a didática do professor é excelente, porém – na prova – o professor não gosta de respostas prolixas e que não vão direto ao ponto cobrado na questão.
Tempo Dedicado Extraclasse: Baixo/Médio. Você possivelmente terá que apresentar um seminário com o seu grupo na data agendada e fazer uma resenha de um dos vídeos passados pelo professor. Nesses trabalhos é primordial atender rigorosamente a todos os requisitos informados pelo professor para obter uma boa nota.
Comentários: Caso tente essa disciplina da matriz de Design (ES70N), que equivale a de BSI (ES70S), será necessário a obtenção de crédito consignado após cursá-la (para isso, envie um e-mail à coordenação com o requerimento). A chamada é frequentemente cobrada nas aulas. Os materiais usados são em grande maioria os textos da bibliografia recomendada (Debus, Cunha Junior, Decca, Pesavento e Sevcenko), para os quais cada equipe irá tratar de um texto no seminário.
Alguns dos textos que você provavelmente terá que ler são os seguintes:
DEBUS, Allen. Homem e a Natureza no Renascimento, Porto Editora Porto, 2004, 1-15.
CUNHA JR, Henrique. Tecnologias africanas_CEAP_vf.
DECCA, Edgar. O Nascimento das Fábricas (Coleção Tudo é História nº 51).
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Exposições Universais. São Paulo Hucitec, 1997 (1).
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI.
Professor: Elena Shizuno
Dificuldade: Baixa
Tempo Dedicado Extraclasse: Baixo
Comentários: Uma matéria bem tranquila, no meu semestre cada pessoa precisou apresentar apenas 1 seminário em grupo e realizar 1 prova.
Os textos são maçantes, por isso é ideal prestar atenção nas apresentações dos grupos, que acabam sendo bons resumos para a prova.
A professora é bem falante, comunicativa, e domina bastante o conteúdo.
Aproveite a matéria para desenvolver senso crítico em relação ao uso da tecnologia ao longo da história, não apenas uma “decoreba” de quando as coisas aconteceram, e sim POR QUE aconteceram, qual era o CONTEXTO histórico daquele acontecimento.
Quanto mais você ENTENDE, menos você precisa DECORAR! E consequentemente a prova fica muito mais fluida de ser realizada, sem sequer ter necessidade de estudar muito antes.